ATENÇÃO | Novo golpe da “carta do precatório” também atinge idosos, aposentados e pensionistas

Imprensa

Por Ricardo Flaitt (Imprensa Sindnapi) – O Departamento Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados começou a registrar uma nova modalidade de golpe em idosos, aposentados e pensionistas, o da “Carta do Precatório”.

***Confira também a reportagem do Jornal do Aposentados, clicando em: https://www.youtube.com/watch?v=6twYZIqi70o

A tentativa de golpe é aplicada da seguinte maneira: os estelionatários enviam uma correspondência à residência da pessoa, informando que ela possui valores depositados em juízo, consequência de vitória em ação indenizatória judicial. Ao final, os golpistas divulgam números de telefones para que a pessoa entre em contato.

Quando a pessoa liga para o escritório, os estelionatários informam que a pessoa tem um alto valor a receber, mas que, para isso, é necessário que ela deposite uma quantia em uma conta fornecida pelos golpistas.

Muitas pessoas estão caindo no golpe, pois a carta enviada reproduz símbolos oficiais. Ela estampa o brasão do Estado de São Paulo, contém a inscrição “NOTIFICAÇÃO JUDICIAL SÃO PAULO” e “4º Cartório de Precatório de São Paulo – Setor de Cartas Precatórias Cíveis”.

Se por um lado muitos idosos estão caindo no golpe, há também os que se livraram do prejuízo. Caso do aposentado Fernando Sampaio, que ao receber a carta procurou orientação do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos. “Quando recebi, logo desconfiei, mas, mesmo assim, procurei o Jurídico do Sindicato, ondem confirmaram que se tratava de um golpe”, destacou Sampaio.

FIQUE ATENTO

Os golpes sobre aposentados, pensionistas e idosos são muitos e, geralmente, aplicados por meio do envio de cartas. Por isso, quando receber uma correspondência informando que você tem dinheiro para receber, procure o Sindicato dos Aposentados ou um advogado de confiança para confirmar a veracidade. “Não acredite em dinheiro fácil”, alertou Dra. Tonia Galleti, coordenadora do Departamento Jurídico do Sindnapi.

O Departamento Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados atende na sede nacional, em São Paulo, localizada à rua do Carmo, 171, Centro, próximo ao Poupatempo Sé. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 7h30 às 16h30.