REPRESENTAÇÃO | Aposentados de Uberaba agora contam com sede do Sindicato

Nos Estados

Renato Ilha - O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Minas Gerais (Sindnapi-MG) aproveitou o Dia Nacional dos Aposentados – 24 de janeiro – para expandir o projeto da entidade no Triângulo Mineiro, uma das 10 regiões de planejamento de Minas, que reúne 66 municípios e abrigava contingente populacional de 2.279.478 habitantes, conforme medição feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014.

O primeiro encontro com sindicalistas do Triângulo ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Ferlizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar), entidade com base nas cidades de Uberaba, Uberlândia, Araguari, Conceição das Alagoas, Conquista, Iturama, Monte Alegre de Minas, Prata, Pirajuba, Sacramento e Tupaciguara.

Graça Carriconde, presidente do Stiquifar de Uberaba e Região e dirigente nacional da Força Sindical, recepcionou Cosme Jesus da Cunha, presidente do Sindnapi-MG, e Wolney Marinho, presidente do Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio (Sinfrilacte/MG), que tem como base nos municípios de Uberaba, Uberlândia, Araxá e Ituiutaba.

Os sindicalistas pactuaram a criação de uma subsede do Sindnapi em Uberaba, na sede do Stiquifar, que fica na Rua Marquez do Paraná, 156, Bairro Estados Unidos. O município que, em 2016, abrigava população de 325.279 habitantes, conforme levantamento do IBGE. Desse contingente, 24.455 pessoas (8,6%) estão acima dos 65 anos, de acordo com o Instituto.

POR UM SINDNAPI EM UBERABA

Na pauta do encontro, a estruturação do Sindnapi-MG na região e o significado da instalação da entidade na cidade de Uberaba. Cosme Jesus disse à presidente do Stiquifar que o papel do Sindnapi é agregador e que visa resgatar a dignidade o respeito aos aposentados. O sindicalista situou o momento de crise por que passa o país, mas confia no poder da mobilização social na busca de superação.

O Secretário dos Aposentados da Força Minas citou a visita ao Sindicato  dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Teófilo Otoni e Região (Sitesstor), presidido por Gilberto Nascimento Reis, como exemplo da peregrinação por todo o estado, apresentando o projeto que a entidade pretende levar até a região de Teófilo Otoni, do qual fazem parte um plano de saúde em três níveis, uma rede de descontos em estabelecimentos comerciais e a prestação de serviços nas áreas jurídicas e no campo do lazer, inclusive.

Graça Carriconde observou a necessidade analisar as melhores propostas para realizar o atendimento aos Aposentados, citando a rede de convênios que o Stiquifar oferece, da qual fazem parte descontos em universidades, junto a outros, de diferentes áreas. Cosme destacou a atuação do setor jurídico estabelecerá relação com advogado local para prestar serviços aos uberabenses, dentro da perspectiva de amplo atendimento que o Sindnapi pretende assegurar.

LAZER FAZ PARTE DO PROJETO

O presidente do Sindnapi mineiro falou do Centro de Convivência da Terceira Idade, que oferecerá ampla atuação no campo do acolhimento, seja no atendimento de saúde, como na oferta de atividades de lazer e prestação de cursos de capacitação. O processo consiste na conquista de doação de área por parte do município e, na segunda fase, constituir parcerias para construir a estrutura física.

Paralelamente às ações de maior porte, Cosme Jesus demonstrou a preocupação pontual do Sindicato dos Aposentados com o lazer e divertimento da classe, por meio da promoção de excursões para diferentes locais, como Caraguatatuba, no litoral paulista.

Wolney Marinho agradeceu a oportunidade que o Sindnapi-Mg oferece da realização de trabalho com uma classe tão abandonada. Para ele, a aproximação com a entidade permitirá o enfrentamento às diversas carências dos aposentados da região. Marinho disse vislumbrar amplas possiblidades de ação conjunta entre o Sinfrilacte/MG, o Stiquifar de Uberaba e Região e o Sidnapi-MG.

A VASTIDÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO

O Triângulo Mineiro é uma das dez regiões de planejamento do estado de Minas Gerais, no Sudeste brasileiro.

Está situado entre os rios Grande e Paranaíba, formadores do rio Paraná. Faz parte da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Uberlândia, Uberaba, Araguari e Ituiutaba são as principais cidades do Triângulo Mineiro.

Das dez regiões de planejamento de Minas Gerais, duas delas - Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - formam a Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, definida pelo IBGE. O total de municípios dessa mesorregião é de 66, havendo sete microrregiões.