CNIS ONLINE | Passo a passo para obter CNIS pelo smartphone ou computador.

Notícias

JusBrasil - Nos dias atuais ter informações certas e rápidas tonou-se essencial, pois com a internet podemos fazer quase tudo por meio de um computador ou celular.

Obter informações precisas sobre o histórico de contribuições ao INSS é importantíssimo para quem quer se aposentar ou mesmo para quem quer acompanhar de perto. Possuir em mãos o relatório de contribuições ajuda muito da hora de tomada de decisões e evita surpresas desagradáveis.

Por este motivo, neste artigo iremos falar um pouco sobre uma nova ferramenta apresentada pelo INSS. Trata-se do meu INSS, um site e um aplicativo de smartphone (disponível na plataforma Android e IOS) no qual o contribuinte poderá consultar a qualquer momento seu CNIS. Desta forma, iremos apresentar passo a passo para o acesso as informações.

Além do próprio CNIS o meu INSS também disponibiliza outros serviços como: resultado de perícia médica, carta de concessão, consultar revisão de benefícios, dentre outros.

Porém, antes de mais nada, apenas para deixar claro, precisamos dizer o que é CNIS!

CNIS é a sigla de Cadastro Nacional de Informações Sociais, é um documento no qual o INSS registra e anota as seguintes informações: nome do contribuinte, nome da mãe, data de nascimento, nº NIS/PIS, as relações previdenciárias, as contribuições separadas mês a mês e os benefícios concedidos e solicitados, ou seja, é o histórico completo da relação previdenciária de alguém.

Para quem trabalha com carteira assinada acompanhar mês a mês o CNIS ajuda a saber se o empregador está pagando corretamente as contribuições.

Quanto aqueles que efetuam pagamento mediante contribuinte facultativo, autônomo, MEI, a constante pesquisa ao CNIS ajuda a saber se os pagamentos foram devidamente compensados.

Lembrando que o procedimento poderá ser realizado tanto no computador/tablet quanto no smartphone, sendo que no computador o acesso será mediante o link: https://meu.inss.gov.br, enquanto que no smartphone e no tablet o aplicativo Meu INSS terá que ser instalado previamente.

Conforme mencionado o aplicativo está disponível tanto no sistema Android quanto no IOS, porém em nossas consultas tem sido mais fácil no sistema Android.

Agora vamos ao passo a passo:

1º passo: Acessar o Link

Acessando: https://meu.inss.gov.br no canto superior direito clique em área do usuário e clique em login;

Na janela que abrirá será solicitado CPF e senha mas como trata-se do primeiro acesso clique na parte de baixo Cadastre-se.

Após clicar em cadastre-se será aberta uma nova janela e será solicitado: CPF, nome, nome da mãe, estado de nascimento, e a janelinha não sou robô. Após tudo preenchido clique em próximo

2º Passo Perguntas Específicas

Na próxima janela que se abrirá serão feitas perguntas muito específicas sobre o passado do trabalhador, tais como: trabalhou na empresa XYZ no ano de 2000? O último vínculo com carteira assinada foi em 2015? Ou seja, somente a própria pessoa irá saber as respostas corretas.

3º Passo: Senha

Após todas as perguntas serem respondidas corretamente, o site/aplicativo vai fornecer uma senha provisória.

Vá novamente no link principal: https://meu.inss.gov.br

Clique novamente no canto superior direito da área do usuário e informe a senha provisória.

Essa senha será substituída por outra senha no primeiro acesso. A nova senha será fornecida pelo usuário.

Memorize ou anote em um local seguro a senha definitiva.

4º Passo

Já com a senha definitiva acesse no canto superior direito da área do usuário e faça o login:

Na nova janela que se abrirá terá um menu à esquerda com várias opções, clique em Extrato Previdenciário (CNIS).

Então, será gerado um documento contendo todo o histórico previdenciário, esse documento poderá ser visualizado ou salvo dentro do dispositivo.

Conclusão:

Sem dúvidas que esta nova ferramenta ajudará muito aqueles que estão perto de aposentar ou mesmo aqueles que querem ter a certeza que está tudo certo.

O meu INSS é um avanço tecnológico que coloca a previdência na era digital. Evidentemente, por ser um sistema novo poderão ocorrer problemas técnicos como dificuldade no acesso, queda do sistema, mas nada que um pouco de insistência não resolva.

A plataforma também poderá ajudar os advogados que atuam nas áreas previdenciária e trabalhista, pedindo que cliente traga o histórico atualizado ou mesmo fazendo o acesso com a autorização do cliente, evitando assim o deslocamento até uma agência do INSS.

Existem outras formas de obter documentos e informações, como o CADSENHA, pelos caixas eletrônicos ou pessoalmente, mas sem dúvida que o Meu INSS é a forma mais rápida e fácil.