PESO SOCIAL | Pesquisa mostra dependência do brasileiro com relação ao INSS

Estado SP - Pesquisa contratada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), em parceria com o Instituto Ipsos, revelou que para 76% dos brasileiros o INSS é a principal fonte de renda na fase de aposentadoria e que 43% dos entrevistados pretendem continuar trabalhando depois de aposentados para garantir o sustento.

Gastos com remédios e plano de saúde são as principais preocupações para o futuro.

Dentre os entrevistados, 48% disseram que serão totalmente dependentes da aposentadoria oficial e 28% informaram que serão muito dependentes do sistema público.

Apenas 18% dos ouvidos consideram que dependeriam pouco do INSS e somente 3% informaram que não dependeriam da aposentadoria do governo.

Ainda de acordo com a pesquisa, 43% dos brasileiros consultados veem necessidade de reforma da Previdência e 49% acham que a reforma deve ser encaminhada pelo próximo presidente eleito da República.

O estudo, destacado no ´Estadão´ ouviu 1.200 pessoas em 72 municípios, com idades entre 16 anos e 60 anos ou mais.