MAIS DO MÍNIMO | Governo projeta salário mínimo de R$ 1.006 para 2019

Notícias

Por Ricardo Flaitt – O novo valor do salário mínimo, que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2019, tende a ser reajustado em 5,45%, elevando dos atuais R$ 954,00 para R$ 1.006,00.

A previsão do governo federal, que se estabelece com base na variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior e do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Vale ressaltar que o novo índice de reajuste do Mínimo ainda depende de aprovação do Congresso Nacional e poderá sofrer variações por influência do fechamento dos índices inflacionários 2018.

Representando 70% da renda dos beneficiários ligados ao INSS, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos defende um reajuste com ganho real, ou seja, que esteja acima da reposição das perdas inflacionárias.

“É necessária uma política de recuperação do poder de compra dos aposentados que vivem com o Mínimo, pois itens como combustíveis, planos de saúde, medicamentos, energia elétrica, dentre outros, ultrapassaram a casa dos 10% de aumento”, ressaltou Marcos Bulgarelli, presidente do Sindicato dos Aposentados.

O reajuste aplicado ao mínimo em 2018 contribuiu para a queda no poder aquisitivo, uma vez que foi reajustado em apenas 1,81%, índice abaixo da inflação do período, que foi de 2,07%.